26 outubro, 2015

Resenhas: Chaos Synopsys: Um Disco Conceitual e Agressivo.

Resenhado por Ygor Nogueira.

O Chaos Synopsys sempre deixou bem claro que gosta de superar a si mesmo, e ao longo dos anos, o quarteto de Deathrash Metal, de São José dos Campos-SP, tem feito essa tarefa com muita competência e qualidade.

Já em terceiro disco de estúdio, o intitulado "Seasons Of Red", que teve sua produção nas mãos de Friggi MadBeats (baterista), a engenharia de Fabiano Penna (Rebaelliun) e masterização por conta de Neto Grous, os músicos conseguem mais uma vez superar os próprios limites e demolir velhos calços reafirmando-se como uma das bandas de metal a inovar na música extrema.

O sucessor de "Art Of Killing", de 2013, é robusto de versatilidade e técnica. Mantendo sua sonoridade ainda regrada pelo tradicional death metal mesclado nas pegadas garras do thrash, o disco conta nove composições agressivas e conceituais. A temática abordada no novo trabalho continua forte e inteligente, as letras relatam sobre massacres causados pela humanidade ao longo da sua existência, episódios marcantes como O Santo Ofício e atrocidades feitas por ditadores como Pizarro e Nero, trazendo assim um disco não apenas musical, mas literalmente, forte.

Nos termos técnicos percebemos que a ótima produção do disco trouxe o som de todos os instrumentos mais ríspidos e claros, dando espaço para a inclusão de arranjos e melodias mais trabalhadas e estruturadas.

O amadurecimento no som, ainda temperado com muita fúria e brutalidade, ganhou um toque refinado: guitarras com riffs mais técnicos e solos bem pegados e precisos, tudo isso sendo muito bem encaixado em meio a velocidade, agressividade, picos mais quebrado e cadencia. Tal refinamento não mexeu uma palha se quer na brutalidade emanada pelo grupo, que aparece ainda mais entrosado e mais compassado, datando um disco pesado e de tamanha maestria.

Além disso, temos aqui Jairo Vaz comandando todo derramamento de sangue, com vocais mais nervosos e guturais, mas ainda assim, soando com clareza. E pra acompanhar esse seguimento ele continua muito bem com as quatro cordas mais audíveis ainda, enquanto Friggi conseguiu fazer um trabalho majestroso de bateria, esbanjando pegadas mais firmes e técnicas, sem contar na diversidade de jogo de pratos e a coesão monstra dos bumbos!

E mais uma vez o artista Rafael Tavares, que já trabalhou com bandas como: NervoChaos, Amen Corner, Anarkhon, Immolation, Vulture, Cauterization e Desdominus consegue aliar a arte a música, captando perfeitamente a proposta temática da banda.

A carnificina fica, logo de início, com o clima mais épico - isso, apenas nos primeiros segundos -, de "Burn Like Hell", que logo depois é socada pelo dose de velocidade e peso de "Gods Upon Mankind". "The Scourge of God", que usa uma certa mistura de elementos regionais, e a bruta "Red Terror" resssaltando novamente a habilidade dos bumbos impiedosos de Friggi; a rica em arranjos "State of Blood" , abordando o massacre cometido pelo ditador de Uganda: Idi Amin; e "Four Corners of the World" fechando o disco entre a dosagem certa de riffs melodiosos e impetuosa fúria.

Mas ressalto aqui que o disco todo é primoroso!

"Seasons Of Red", lançado no Brasil em parceria com os selos Black Legion Productions - Caatinga Sattiva Records - Lab6 Music e Rock Clube Live atinge com nota máxima de qualidade e eficiência, o pico mais alto da carreira do Chaos Synopsys.

Satisfação garantida. Dores no pescoço, também.

Músicas:
01. Burn Like Hell
02. Gods Upon Mankind
03. The Scourge of God
04. Red Terror
05. Brave New Gold
06. Incident 228
07. State of Blood
08. Like a Thousand Suns
09. Four Corners of the World

Disco para audição no Youtube:
www.youtube.com/watch?v=UMRvbpJYTkc

Integrantes:
Jairo Vaz – Baixo, Vocals
JP – Guitarras
Luiz Ferrari – Guitarras
Friggi – Bateria

Sites e Merchandising:
www.chaossynopsis.com
www.blacklegionprod.com/?page_id=5210