29 outubro, 2015

Resenhas: Dark Slumber: Black Metal Sombrio e Deslumbrante.

Resenhado por Ygor Nogueira.

Dark Slumber, oriundo das regiões de Barra Mansa e Volta Redonda (RJ), e adepto às raízes densas e sombrias do Black Metal, é forjado nas vertentes mais extremas do metal.

Tendo lançado anteriormente a demo "Qliphotic Black Dimensions", de 2013, o quarteto carioca que retomou suas atividades esse ano, chega a seu primeiro full disc, sendo lançado no Brasil em parceria com a Black Legion Productions.

"Dead Inside" é datado pela sonoridade mórbida e clímax pesado e bem variado, alternando em momentos mais velozes e agressivos, que são em outrora, cortados de maneira repentina por passagens mais lentas e quebradas. Contando com uma produção limpa mas que mantém toda áurea suja e ríspida do Black Metal, o disco compõe-se por sete faixas, onde cada uma delas, carrega em si diferentes atmosferas.

O quarteto mostra muita criatividade para produzir e valorizar sua música, nota-se aqui uma banda mais sólida e com mais entrosamento, trabalhando uma proposta mais complexa e elaborada. O Dark Metal adotado pelo grupo, podemos dizer, chega à dar uma certa elegância ao som; muito bem estruturado ritmicamente e com nível técnico elevado tudo parece fluir naturalmente de cada arranjo, de cada riff prensado de guitarra enquanto bateria e baixo se alinham formando o alicerce desse som.

Já Guilherme Corvo aposta em vocais aversos ao estilo, destilando veneno com guturais coesos, criando uma identidade forte e diferenciada.

"Dark Inside" tem seus destaques como single de divulgação: "Sorrowful Winter Breeze", e "Dying Inside", mas a faixa que me prende aqui trata-se de "All the Lights Fade Away". A faixa transpira uma beleza mórbida sem limites executado de forma majestosa desde os primeiros acordes dando vida a um solo melodioso. Os vocais dão toda cadência e agressividade encorpando a música, para finalmente ser fechado por um solo matador e intenso!

O artista Marcel Briani assinou a capa do disco, e conseguiu em sua arte, repassar a proposta sonora encontrada aqui.

Bem calibrado entre peso e melodia, "Dark Inside" é um disco equilibrado e consistente que ressalta qualidade como um todo. Tecnicamente forte, o disco mostra muita personalidade, conquistando logo na primeira audição com sua forma ousada de fazer música extrema tornando o sombrio algo de total deslumbre.

Dark Slumber - Dead Inside (CD, 2015)
(Black Legion Productions - Nacional)

1. Reverberating Emptiness
2. Sorrowful Winter Breeze
3. Vomiting Upon the Cross
4. Dying Inside
5. Dark Slumber
6. Lucifer
7. All the Lights Fade Away

Integrantes:
Guilherme Corvo - Vocais e Guitarras
Sandro Leite - Guitarras
Hayder Fonseca - Baixo
Jorge Zamluti - Bateria

Sites Relacionados:
www.darkslumber.com
www.blacklegionprod.com