10 novembro, 2015

Resenhas: Castifas: Black Metal Sem Espaço Para Bajulações.

Resenhado por Ygor Nogueira.

O metal em si nos presenteou e muito esse ano com uma lista extensa de lançamentos, revelações e retorno de grandes nomes à ativa. Tudo isso enriquece e encorpa o cenário, que enquanto à isso, só tem a agradecer.

Os veteranos cariocas da horda de black metal, Castifas, passando dos vinte anos de carreira, arregaçam as mangas e vêm à tona em 2015 apresentando seu segundo disco.

“Bloodlust and Hate”, disco sucessor de "Journey Through the Darkness Path" (2009) é o filho mais novo do grupo, sendo lançado pela Black Legion Productions em parceria com os selos Mutilation Records, Impaled Records e Burnin Groove.

O disco que supera seis anos de luta e algumas mudanças na formação da banda, foi gravado no Pereira Estúdio em Duque de Caxias/RJ, contando com a produção de Rodrigo Bissoli que também encarregou-se da mixagem e masterização juntamente com Wallace Mello. Yuri D’Ávila ficou responsável pelo arte gráfica do disco, trabalhando em um layou simples, porém chamativo e alinhado ao som.

“Bloodlust and Hate”, é em sua composição, carregado de letras que abordam sobre ocultismo, paganismo e satanismo, tudo isso mergulhado nos sentimentos de ódio e fúria. A morbidez e a densidade continuam a predominar na combustão sonora do quarteto, um disco moldado em uma atmosfera obscura e sólida de ponta à ponta.

A sonoridade que também absorve algumas coisas da velha escola de bandas do black metal norueguês e dispensa toda e qualquer pitada de modernidade, data em sua essência, um disco cheio de riffs brutos e ríspidos, e agora bem mais gélidos e trabalhados. Os vocais aparecem bem mais polídos que antes, - o resultado de uma boa evolução - soando mais graves, porém mantendo aqueles gritos agonizantes e rasgados. O baixo aparece mais desenvolto e potente, enquanto a bateria continua a espancar violentamente usando mais diversidade e técnica.

A faixa-título “Bloodlust and Hate” soa mais vagarosa e agre, tendo seus momentos mais velozes do meio pro fim. "A World of Bones" apresenta-se com mais variação rítmica e vocais um pouco mais trabalhados e alternados, enquanto "Screams and Torment" foca-se em um trabalho mais técnico e encaixado de bateria. “Into the Cerimonial Sodom”, “The Mystic and Occult Son of the Moon” e “The Wicked Master of Souls” são regravações de canções presentes em “Journey Through the Darkness Path”, (disco de estréia citado antes) que ganharam uma nova roupagem, mas com suas origens sendo mantidas.

Coeso e com uma excelente estrutura, apesar de soar azedo e atípico aos mais exigentes, esse segundo trabalho mostra uma banda repaginada mas sem deixar de fazer o que sabem de melhor: black metal profano e ríspido, mantendo suas raízes mais fortes do que nunca. O Castifas dispensa falsas bajulações e mostra que sabe muito bem traçar seu caminho e um futuro regado de bons frutos!

Bloodlust and Hate (CD, 2015)
(Black Legion Production - Nacional)

01. Bloodlust and Hate
02. A World of Bones
03. Screams and Torment
04. Kingdom of Satan
05. Lucifer My Master
06. Into the Cerimonial Sodom
07. The Mystic and Occult Son of the Moon
08. The Wicked Master of Souls

Integrantes:
Hoertel Infernum – Vocais
Deathcult – Guitarras
Nuctemeron – Baixo, guitarras
Lord Anti-Christ – Bateria

Sites Relacionados:
www.facebook.com/CastifasOfficial
www.blacklegionprod.com