05 novembro, 2015

Resenhas: Empire Of Souls: Si Vis Pacem, Para Bellum (EP, 2015)

Resenhado por Ygor Nogueira.

Não sei se tudo anda meio ao avesso ou se a bruxa está solta mundo à fora, mas a verdade é que enquanto tem bandas encerrando a carreira precocemente, outras tem nos brindado com retornos inesperados.

Em meio a tantos brindes, quem nos saúda dessa vez é o lendário quinteto oriundo de Santos-SP, Empire Of Souls, com um trabalho singelo, porém robusto e elegante.

O quinteto que coleciona em sua bagagem mais de vinte anos no nosso cenário, e tem em sua discografia as demos "Mr. Fear" (1996), "Mystic Lands" (1998), "Triumph of Death" (2000) e o full-length "Revenge Circle" (2003), retoma sua atividades e lança seu mais novo material de inéditas.

Trata-se do EP: "Si Vis Pacem, Para Bellum". Gravado, mixado e masterizado no O Beco Estúdio, pelas mãos de Ivan Peliciocci (baixista do Vulcano), quebra o longo hiato de onze anos e põe o grupo de volta ao posto de forma honrosa.

Carregado de uma sonoridade agressiva e brutal, o curto "Se deseja a paz, prepare-se para a guerra" é temperado por melodias sombrias, riffs ríspidos de guitarra com um banho de solos violentos e mais pomposos. O contrabaixo aparece pulsante enquanto o trabalho bem executado de bateria cria um plano de fundo pesadíssimo e bem a postos de técnica e precisão. Tudo isso fica ainda mais enriquecido quando os vocais insanos de Mario César saem atropelando e esfarelando crânios, variando com bastante técnica entre guturais gordurosos e viscerais rasgantes e insanos.

"To Become Maker" é empurrada a seco goela à baixo. Velocidade mediana, trabalhos vocais mais extensos e variados acompanhado pela violência dos bumbos e marcação do contrabaixo enquanto as guitarras soam como motosserras da morte.

"Lycanthropic Duality" tem mais densidade e diversidade, trabalhando mais os andamentos rítmicos e soando um pouco mais soturna.

O design elegante da capa, - que diga-se de passagem, é digna de debut -, ficou na responsabilidade do artista Alan Luis com montagem feita por Renata Abad mesclam bem o elo entre música e arte. O EP ainda tem um bônus de presente para os fãs, o videoclipe oficial para a faixa "To Become Maker", todo feito com cenas de apresentações ao vivo e contando com legendas em português.

"Si Vis Pacem, Para Bellum", mostra que a Empire Of Souls está de volta com energia de sobra para continuar destilando metal negro de qualidade até a última gota! Trajados de muita rispídez, o quinteto mostra-se bastante entrosado e com suas lâminas afiadas para continuar dilacerando tímpanos com sua sonoridade áspera e brutal.

"Si Vis Pacem, Para Bellum" (EP, 2015)
(Black Legions Production - Nacional)

1. To Become Maker
2. Lycanthropic Duality

Integrantes:
Mário César - Vocais
Cléber Juca - Guitarras
André Henrique - Guitarras
Christian Bacci - Baixo
Paulo Ferramenta - Bateria

Sites Relacionados:
www.facebook.com/EmpireOfSouls
www.blacklegionprod.com