26 novembro, 2015

Resenhas: Panzer: O Tanque de Guerra Brasileiro!

Resenhado por Ygor Nogueira.

Nosso país sempre foi um produtor nato em termos de metal. De fato, o Brasil nos brinda desde os primórdios, a cada minuto, com uma leva extensa de bandas com um potencial técnico e sonoro altíssimo.

Por sorte, nós temos o nosso próprio tanque de guerra do metal. O tão bom e original PANZER, fundado em 1991 e chegando ao seu terceiro álbum, abusa de sua fórmula cavalar para fazer metal e simplesmente deu vida à um dos melhores discos nacionais lançados em 2013.

"Honor", que contou com a  produção sonora, mixagem e masterização de Henrique Baboom, e co-produção de André Pars, é uma mesclagem insanamente pesada de thrash, groove e stoner metal com muito feeling e altamente forte por completo.

Tirando o fôlego de qualquer ouvinte, o disco é a demasia de energia e agressividade. O peso é dinamitado sem piedade, riffs vigorosos e cheios de maestria são balas certeiras em todas as 12 faixas, além de um encaixe preciso de harmonia, melodia e execução de bons solos. O baixo mostra-se muito vivo e destacando bem seus momentos mais graves, enquanto a bateria é uma demonstração de eficiência com viradas muito bem executadas, conduções violentas nos pedais duplos e uma pegada rítmica precisa e muito bem variada.

Na linha de frente está a brutalidade vocal de Rafinha Moreira, o músico mostra muita dicção e rispidez numa base gutural consistente e bem cadenciada.

O metralhamento musical desse disco é completo, mas vale ressaltar que tenham zelo pelos tímpanos ao tocar: "The Last Man on Earth" a mais bruta porradaria que mostra logo que aqui não tem pra conversa. "Heretic" uma faixa mais oitentista com riffs e solos mais cravados e uma ótima variação rítmica em geral; "Intruders" é aquela lembrança "Panteresca", peso medido em cheio e vocal à lá Anselmo e uma estrutura bem interessante dos solos. A clássica "Rising", lançada anteriormente em 2012, é o destaque do conjunto em si, muito bem lapidada com devida maestria e técnica vocal latente; "Burden of Proof" com sua temática de justiça e honra; enquanto "Alma Escancarada" encerra o disco com muito pancadaria cantada em língua nativa, o que não muda nada, pois a agressividade e peso continuam comendo solto.

E de quebra, os fãs ainda são brindados com uma Jam Seasion feita com Baboom, num trechinho de "War Pigs" do Black Sabbath.

Toda essa qualidade sonora é refletida, também, na parte visual. Rodrigo Balan (da Metal Media Management), em parceria com Graseffi, fizeram uma produção gráfica de alto nível, usando os tons de cinza, sendo bem distribuídos em todo o projeto de design e encarte. Ultra fino!

O resultado de um trabalho duro e de seguimento intenso é um álbum completamente homogêneo e autêntico, pois fica claro - individual e coletivamente - a criatividade massiva dos músicos sendo destilada abusivamente em cada composição. "Honor" traz o nosso tanque de guerra mais poderoso ainda e reafirma o porque gigante Panzer é tão respeitado no nosso cenário!

Músicas:
01. The Morning After
02. The Last Man on Earth
03. Heretic   
04. Intruders
05. Rising
06. Savior
07. I Wanna Make You Pay
08. Burden of Proof
09. Victim of Choices
10. Hastening to Death
11. Mind's Slavery
12. Alma Escancarada

Integrantes:
Rafinha Moreira – Vocais
André Pars – Guitarras
Rafael DM – Baixo
Edson Graseffi – Bateria

Sites Relacionados:
www.panzermetal.com.br
www.metalmedia.com.br/panzer