09 janeiro, 2016

Resenhas: Distraught: Um Disco Impetuoso. Sonora e Liricamente!

Resenhado por Ygor Nogueira.

Tradição, brutalidade e técnica realmente definem o Distraught de uma maneira curta e grossa. Mas os gaúchos que somam agora seus vinte e seis anos de discos insanos, tours gloriosas e shows arrebatadores, vão muito além disso!

O quinteto que sempre pôs o dedo nas feridas podres da humanidade, mostrando todo lado horrendo e obscuro que nós temos dentro de si, fechou o ano de 2015 com o seu mais novo disco, o 6° de estúdio, e vem arrebentando barreiras de elogios e boas críticas em demasia da mídia especializada!

"Locked Forever", gravado no estúdio Monostereo com a produção do renomado Renato Osorio, mixagem por Benhur Lima - ambos do Hibria - e masterização por Adair Daufembach é impetuoso, ácido, pesado, sonora e liricamente!

Baseado no livro "Holocausto Brasileiro", de Daniela Arbex, a temática das letras é macabra, insana, assustadora e realista, principalmente! O livro conta sobre o hospital psiquiátrico Colônia, da cidade de Barbacena-MG, onde mais de 60.000 internos morreram em seus corredores. O grupo concentrou suas ideais em tais fatos e o resultado foi destilado de forma ríspida e chocantes em cada uma das nove faixa do disco!

O álbum é a trilha sonora perfeita e mais acentuada para que possamos imaginar toda série de assassinatos, maus tratos, genocídios, gritos, choros, carnificina e muito sangue derramado. Para cada música, uma cena.

Em alto nível de qualidade riffs brutais são despejados vorazmente, guitarras afiadas ressoam bases com muita exatidão e peso incomum, ora cadente, arrastado e cravado, ora veloz, incessante e esbravejante. Mauricio Weimar - Nephasth, The Orther -, que completou o quinteto após a saíde de Dio Brito é outro grande destaque desse disco, fazendo um trabalho técnico monstruoso de bateria depositando toda sua técnica nas variações, quebradas bruscas, resistência e precisão. Enquanto os vocais de André Mayer continuam mais ferozes do que nunca, linhas viscerais, latentes e muito insanas!

"Between the Walls of Colônia", "Lost", "Locked Forever", "Shortcut to Escape", "Blacktrade" e "The Last Trip" são a prova de um trabalho absurdamente lapidado profissionalmente e bruto em potencial!

Pra registrar todo esse vasto trabalho sonoro e lírico em forma de arte, o brasileiro Marcelo Vasco (Slayer, Soulfly, NervoChaos, Astafix) tratou de retratar todo esse massacre em sua arte, estampando a belíssima capa e encarte, que ainda vem em formato digipack. Elegante!

Pesado, agressivo, crítico e técnico, o álbum remete a evolução proativa e constante do Distraught à cada lançamento, sua música à cada dia mais consistente, orgânica, abrasiva e temática explorando de forma complexa todo potencial e talento dos músicos. Não é exagero dizer que além de ser um trabalho fácil de consumir como ouvinte, também é vasto à ser explorado, e mostra que a banda vive seu melhor momento!

Locked Forever (CD, 2015)
(Voice Music - Nacional)

1. Between the Walls of Colônia
2. Lost
3. Locked Forever
4. Dehumanized
5. Brazilian Holocaust
6. Shortcut to Escape
7. Blacktrade
8. The Blind Vision of the Enemy
9. The Last Trip

Integrantes:
André Meyer – Vocal
Ricardo Silveira – Guitarra
Everton Acosta – Guitarra
Nelson Casagrande – Baixo
Maurício Weimar – Bateria

Sites Relacionados:
www.facebook.com/distraughtband
www.metalmedia.com.br/distraught