15 março, 2016

Resenhas: Roadie Metal: Volume 6.

Resenhado por Ygor Nogueira.

Certamente não é a primeira vez que você lê sobre a Roadie Metal por aqui. Mas também é certo que, todas as vezes em que falo sobre o trabalho realizado pelo apresentador e radialista Gleison Junior, é porque tem novidade no ar!

E de fato, pouco mais de três meses depois do lançamento da tão bem aceita coletânea "Volume 5", e de algumas novidades como o serviço de Assessoria de Imprensa para bandas de rock e metal, a equipe Roadie Metal aparece por aqui com o lançamento da sua mais nova coletânea, o tão esperado "Volume 6"!

Todos sabem de cor e salteado a estrada percorrida da Roadie Metal até aqui. O surgimento, crescimento e solidificação, mas o que não se pode passar por cima nem deixar de ressaltar, é a garra depositada para que esse trabalho continue crescendo e fluindo melhor à cada edição feita.

Numa comparação de nível técnico é extremamente nítido de que a melhoria do trabalho está à todo vapor, pontos importantíssimos como a coesão e o equilíbrio de uma mixagem e masterização muito mais polida e destra, acabamento e classificação de tracklist. A sexta edição representa tudo isso!

Logo de cara o ouvinte percebe claramente que trata-se de uma coletânea mais densa e brutal, onde - mesmo que sem querer, ou querendo mesmo - o peso é predominante aqui. Bandas, em sua maioria, mais ganchudas e com aquela pegada brutal e agressiva do metal brazuca, mas claro, sem deixar de lado o espaço para outros gêneros - um ponto vibrante de todas as edições anteriores: o ecleticismo dentro do metal.

Trinta e quatro bandas mostrando em níveis técnicos muito potencial, coesão e boa técnica em suas sonoridades, a maioria com um patamar bem elevado; mas também, novos nomes dando o recado de que estão entrando no "mercado" metálico com muito à oferecer.

Uma outra melhoria foi a preocupação com a parte informativa e impressa do disco. A coletânea que continua com o formato digipack, com a arte novamente assinada por Marcelo Nespoli, ganhou em seu encarte mais informações sobre as bandas, uma melhor distribuição de design. Foi pensando também numa parte para o encaixe do mesmo, que por conta da envernização acabava que grudando muitas vezes no disco podendo assim danificar a mídia. Mais um ponto certeiro e à favor!

Indo de encontro aos destaques é impossível deixar de lado a presença do renomado Torture Squad, um dos gigantes ícones do nosso cenário. Dando sequência temos Maverick, The Goths, Project Black Pantera botando pra fuder com sua sonoridade animalesca em língua nativa; Apple Sin, AirTrain, Dekapto, Lascia, Oblivious Machine e Jäilbäit! Já no disco um, M-19, Vorgok, Shellrise, SuperSonic Brewer, InCarne, Ceifador, Terrorshpere, Crucify e Evil Minds ficam responsáveis por toda pancadaria abrasiva!

Só resta-nos parabenizar mais uma vez ao Gleison Junior e toda sua equipe, por mais uma edição primorosa e cada dia mais requintada. Um trabalho duro e levado à sério em nome e à favor da expansão do nosso underground para o país e para o mundo!

O programa Roadie Metal vai ao ar todas as quintas-feiras, das 20:30h às 23:00h, ao vivo no link a seguir: www.canalfelicidade.com

A pergunta agora é: o que esperar do "Volume 7"?