07 junho, 2016

Resenhas: Canilive: Psychosomatic Schizophrenia (CD, 2016)

Resenhado por: Ygor Nogueira.

Novamente o metal extremo chega para nos surpreender com aquele tapa fortíssima na cara, com mais um fruto brutal vindo de suas entranhas. Formado em 2006 em terras cariocas, o quinteto Canilive é se dúvidas um dos filhos mais impetuosos que o estilo pode gerar.

Ordenhando um Brutal Death Metal, com uma mesclagem significativa do Grindcore raíz e um pouco de Technical Death Metal, a banda mostra que dez anos de existência é mais do que o suficiente para deixar sua marca no cenário da música extrema!

E dentro das remessas de discos grandiosos, tanto por excelência quanto por qualidade, está o primeiro full-lenght, o intitulado: "Psychosomatic Schizophrenia"! Sob a produção de Philip Leander e Murilo Pirozzi, o disco foi gravado, mixado e masterizado no Pyro Z Studio, no Rio de Janeiro/RJ, peso é a palavra-ordem que encontramos por aqui!

Isso mesmo, é mais que claro que em suas cinco faixas - sendo uma bônus -, que o peso é mantido do início ao fim de forma imperativa! Dispensando apresentações formais e dando o recado de mareira direita, sem rodeios, "Psychosomatic Schizophrenia" é uma dosagem absurda de caos, agressividade, fúria e destruição.

De climax extremamante violento, onde as composições abusam da técnica e da criatividade, para resultarem numa metralhadores incessante de riffs cortantes surgindo do trabalho excepcional de guitarras, muito bem sincronizadas e descarregando rajadas de harmonias cheias de insanidade. O que não para por aí, pois deixando um linha instrumental e rítmica ainda mais sólida como os graves fluindo sem parar das quatro cordas, e ainda temos os breaks e blast beats de bateria, enxarcados de fúria e abrasividade até o talo! E acreditem, ainda sobra espaço pra bastante feeling!

À frente da alegoria ficam os vocais absurdamente destruídores de Gustav Moreira, o músico origina uma mesclagem insana alternando com facilidade entre os guturais mais "Grinddeath" e os viscerais dignos de Black. Essa mistura acaba arrematando uma certa personalidade, com um desempenho exemplar e bem acima da média. Outro ponto magnífico!

Tendo sua arte crítica assinada pelo artista Marcus Lorenzet (Lothöryen, Envoke, Dysnomia), que carrega perceptivelmente as prisões impostas pelos dogmas do mundo desde as eras primitivas, "Psychosomatic Schizophrenia" é daqueles discos impactantes, brutais e certamente viciantes! Levando o óscar de exagero de brutalidade cito-lhes as faixas "The March For Excellence" e "The Celebration Of Ignorance", mas o disco por sí só é extremamente recomendado!

Adquira e tente não pirar com isso.

"Psychosomatic Schizophrenia" (CD, 2016)
Independente - Nacional

Músicas:
1. The Posthumous State Of Mind
2. The March For Excellence
3. The Celebration Of Ignorance
4. Witnessing Your Fall
5. Modification [Bônus]


Integrantes:
Gustav Moreira − Vocais
Alcindo Neto − Guitarra
Raphael Dizus − Guitarra
Caio Planinschek − Baixo
Armada Beto - Bateria

Sites Relacionados:
www.island-press.com
www.facebook.com/CaniliveOfficialPage/?fref=ts