30 setembro, 2016

PERC3PTION: Once and for All (CD, 2016)

Resenhado por Ygor Nogueira.

Ao entender dos leigos, tocar metal é a coisa mais fácil que há, pois para quem não gosta ou simplesmente não procura conhecer um pouco mais, a maioria dos subgêneros dentro dele não passam de barulho. Felizmente, eles estão redondamente enganados!

Justamente dentro desses tantos subgêneros é perceptível o talento e os esforços feitos por músicos que estudam continuamente em benefício próprio e coletivo dentro dos projetos em que se engajam.

Agora, seguindo especificamente para dentro do Heavy, onde as guitarras falam mais alto e os vocais podem soar mais doces ou mais agudos, temos no nosso país bandas que destilam uma qualidade musical de cair o queixo! E aqui vos apresento o Perc3ption.

O quinteto paulista, formado em 2007, e que tem em seu currículo concertos ao lado de bandas como MindFlow, Shadowside, Evergrey e Amorphis em grandes festivais mundo à fora, se destaca pelo seu Progressive Power Metal de tamanha qualidade, peso e uma produção de altíssimo nível.

"Once and For All", além de ser um dos melhores álbuns lançados em 2016, é um dos melhores discos da história do metal!

Pesado e agressivo, com boas doses de melodia, o segundo filho apresenta um nível técnico que supera seu antecessor "Reason and Faith", pondo o dedo no emocional do ouvinte, de forma direta, com composições intensas, equilibradas e orgânicas. Um instrumental impecável, beirando à ser épico graças aos teclados orquestrados por Glauco Barros, e agora com a entrada de Dan Figueiredo, a estrutura dos vocais casou perfeitamente com a sonoridade!

Trazendo o talento desses músicos talentosos para as composições, o resultado é devastador, desde a pomposa produção feita pelo próprio Glauco Barros, Guilherme Lima e o auxílio de Edu Falaschi (Almah, ex-Angra) na pré-produção, tudo feito no Perc3ption Studios. Welligton Consoli trabalhou em cima do conceito dado pelo próprio quinteto e deu vida à um ambiente gélido para capa e contra capa, enquanto o encarte é trabalhado em tons de cinza, muito bonito e chamativo.

Tarefa difícil destacar faixas quando disco inteiro é o destaque!

"Persistence Makes the Difference" - Te torna viciado! Uma verdadeira pedrada de Heavy Progressivo e demasiadamente agressivo, ela te faz se perguntar: porque o metal não havia lançado um disco assim antes?

"Oblivion's Gate" - As orquestrações sombrias de teclado abrindo alas para os riffs cravados e azedos de guitarras e ao trabalho forte das quatro cordas. Os vocais se impõem fortemente.

"Rise" - Ahh, esse refrão é de arrepiar! Introspectiva e cheia de melodia, essa faixa é um encaixe matador de riffs, solos, rítmica e vocais.

"Immortality" - Carrega um pouco mais de groove com pitadas do metal moderna, fazendo um dueto de solos espetacular e agressivo.

"Braving the Beast" - A faixa mais longa do disco, onde percebemos tamanho grandeza vinda dos músicos, muita variação rítmica e um trabalho mais extenso da técnica, das nuances mais suaves às mais densas.

"Magnitude 666" - Faixa que ganhou videoclipe, destila densidade e soa bastante agressiva dentro da pegada progressiva, os vocais soam afiados e azedos.

"Welcome to The End" - As lúgubres orquestrações dos teclados apresentam a faixa mais bélica do disco, com um certo tempero levemente agressivo, dosado com cautela para não cobrir tamanho beleza contida na canção.

"Extinction Level Event" - Vem para quebrar o clímax anterior. Altamente agressiva, ela dispõe de elementos mais densos e sombrios despejados em cima de uma ótima cozinha rítmica e dilatada. Faz jus à temática.

"Through the Invisible Horizons" - Finaliza o disco cheia de riffs cerrados, e alterna muito bem entre peso e melodia gerando um Progressivo mais técnico e centrado.

Por fim, não há dúvidas de que o PERC3PTION deu vida à um disco grandioso do início ao fim, um disco que trouxe ainda mais méritos para a banda, que merecidamente é uma das melhores bandas de metal do mundo! Sem mais.

Perc3ption - Once and for All (CD, 2016)
Shinigami Records - Nacional

Músicas:

1. Persistence Makes the Difference
2. Oblivions Gate
3. Rise
4. Immortality
5. Braving the Beast
6. Magnitude 666
7. Welcome to the End
8. Extinction Level Event
9. Through the Invisible Horizons


Integrantes:

Dan Figueiredo - Vocais
Rick Leite - Guitarras
Glauco Barros - Guitarras
Wellington Consoli - Baixo
Peferson Mendes - Bateria


Sites Relacionados:
www.facebook.com/Perc3ption