14 setembro, 2016

WOSLOM: A Near Life Experience (CD, 2016) | Review

Resenhado por Ygor Nogueira.

Se assunto for Thrash Metal, o Brasil não deixa à desejar! Isso porque, não é de agora que nosso país tem sido um celeiro felpudo para grandes nomes do gênero, e isso vem lá dos primórdios da música extrema por aqui.

O veterano de guerra Woslom, um dos nomes mais respeitados e cultuados do gênero, completando seus vinte anos de carreira, é um exemplo nato de que quando o mosh pit começa a girar a primeira coisa que você tem que pensar em proteger é o pescoço!

O quarteto liderado por Silvano Aguilera ressalta claramente que aqui não se tem espaço para brincadeira nem muito menos "tendencionices" da atualidade, pois a rifferama cuspida pela dupla de guitarristas Silvano e Rafael Iak é a medula espinhal do mais castiço Thrash!

O mais novo filho do Woslom, o intitulado "A Near Life Experience" ganha vida como uma furiosa rajada de trovões que abrem céus e infernos para trazer o caos sem dó nem piedade à terra.

Lançado mundialmente pela italiana Punishment 18, e no Brasil pela Shinigami Records, "A Near Life Experience" era alvo de grandes expectativas antes mesmo de virar realidade, pois seu antecessor havia arrematado incontáveis boas criticas e a banda tinha a árdua tarefa de superá-lo. Dito e feito!

As gravações feitas no Acoustica Studios, em São Caetano-SP, contando com a produção da própria banda em conjunto com Danilo Pozzani e teve sua masterização feita por Neto Grous na Absolute Master, e esse grande time de engenharia sonora não deixou barato e trabalhou pesado para encorpar o petardo.

Dono de oito faixas e um cover matador do lendário Bywar, o disco apresenta o quarteto thrasher em sua melhor forma. Rápido, ríspido, ácido e extremamente pesado "A Near Life Experience" bombeia sangue sem parar pelas veias empoeiradas do Old School, com os oito pés fincados na Bay Area e isso é uma característica pessoal do quarteto que acaba deixando tudo ainda mais animal! A energia flui de riffs carrancudos, que grudam no crânio, solos robustos e bem caprichados e uma base rítmica consistente, vibrante e bem colocada dá uma latência feroz à tudo por aqui.

Um outro ponto de destaque são os vocais. Simplesmente impecáveis! Silvano conduz com muita personalidade e tem muita consciência de como e quando fazer, dosando minuciosamente bem cada fraseado. Atualmente, principalmente na terrinha, não me lembro de alguém atuando, também e tão bem, nessa linha marcante em demasia.

Mario Lopez, o artista guatemalteco foi o percursor da capa do disco e chamou atenção por desenvolver um trabalho mais focado em desenhos que digital art. Arte que também traz em detalhes mínimos sobre a banda.

Nós realmente não temos do que nos queixar, pois temos a sorte e a honra de gigantes como o Woslom serem filhos da tão adorada, idolatrada pátria amada, gigantes que acabaram de fincar sua bandeira no pico mais alto da colina do Thrash Extreme Attack, e seu terceiro fruto, "A Near Life Experience", é um dos maiores discos do gênero já lançados desde os anos oitenta! É de cair o queixo!

Ainda preciso recomendar?

Woslom - A Near Life Experience (CD, 2016)
Shinigami Records - Nacional

Músicas:

1. Underworld Of Aggression
2. A Near Life Experience
3. Brokenbones
4. Lapses Of Sin
5. Redemption
6. Unleash Your Violence
7. Lords Of War
8. Total Speed Thrash
9. Thrasher’s Return

Ouça no Spotify:
https://open.spotify.com/album/7wHlX9A54utHXH7zru0bh3


Integrantes:
Silvano Aguilera - Guitarras, Vocais
Rafael Iak - Guitarras
André G. Mellado - Baixo
Fernando Oster - Bateria


Sites Relacionados:
www.woslom.net
www.metalmedia.com.br/woslom