11 outubro, 2016

PANZER: Resistance (CD, 2016)

Resenhado por Ygor Nogueira.
 
Nenhum outro título definiria tão bem o tanque de guerra brasileiro Panzer!

Um dos mais novos lançamentos da Shinigami Records, "Resistance" é o registro do legado invejável que esses bravos veteranos carregam em suas bagagens. Marcas honrosas de inúmeras conquistas ao longo dos anos, esmagando fases e obstáculos que ousem entrar em seu caminho, sempre comandando a linha de frente da batalha.

O disco que marca a estreia de Sérgio Ogrês nos vocais, entra para o currículo como o quarto trabalho de inéditas com um Panzer raivoso e revigorado, mostrando que ainda há munição de sobra para surrar os tímpanos de muita gente!

Produzido por André Pars e Henrique Baboom, também responsável pela mixagem, resultando um material com uma qualidade refinada e de nível excelente, "Resistance" vem mergulhado nas raízes de Thrash Metal com doses grooveadas de Stoner, agora mais despojado e dinâmico, e resgatando um pouco do que era feito no passado, em "The Strongest" (2001).

Claramente, vemos um nível surpreendente de maturidade, um trabalho mais ousado, com guitarras trabalhando à todo vapor atirando riffs marcantes e cerrados, melodias ostensivas, solos distorcidos com bom gosto, quatro cordas marcantes e firmes, bateria centrada, regada de Groove, abusando da criatividade e vocais esbanjando garra juvenil, muito bem usados e ousados.

Sim, Ogrês não demonstrou receio e chegou mesmo com as mangas erguidas e punhos fechados, pronto para socar crânios. O músico destila todo seu dinamismo e técnica para encaixar precisamente sua linha vocal usando das nuances mais suaves às mais extremas.

Um ambiente de nostalgia aos discos clássicos de Thrash Metal paira na sonoridade destilada em "Resistance", e isso deixa tudo mais agradável. Te dá a sensação de estar em casa.

Exemplos disso:
"The Price": Um andamento agitado, lembrando em alguns momentos "Ride the Lightning", além de backing vocais familiares com o Hardcore de Nova York.

"Impurity": Já chega mais carrancuda, uma pegada fortíssima de Stoner, com uma rítmica mais firmes de todos os instrumentos. Riffs e vocais azedos, que ganham força à cada estrofe.

"To Scream in Vain": Uma agressividade fortíssima, coisa que o Panzer sabe destilar sem rodeios, mas que te dão aquela saudade do Pantera. O groove como solto, enquanto a bateria senta o pé com firmeza do início ao fim.

"Attitude": A faixa celebra o clima de lutas, amizade e vida, numa linhagem mais Hard-Rock n Roll, é mais diversificada de andamentos, dona de um solo pegado, ganhando também uma versão em espanhol que fecha o disco.

"The Resistance": Se o título do disco cai como uma luva, na composição que carrega o mesmo não poderia ser diferente. A faixa que menciona o lendário Black Sabbath é altamente violenta e agressiva, mostrando o surpreendente domínio técnico de cada músico, trazendo todo sangue do corpo para os punhos!

"Resistance" é prova suficiente de que, 25 longos anos de carreira e incontáveis batalhas, não trincou um milímetro sequer do robusto tanque que continua forte, original, e extremamente pesado.

O Panzer supera os próprios limites!

Panzer - Resistance (CD, 2016)
Shinigami Records - Nacional

Músicas:

1. 96
2. The Price
3. Impunity
4. No Fear
5. No Scream in Vain
6. Alone
7. Attitude
8. Do It!
9. The Old and the Drugs for the Soul
10. The Resistance
11. You May Not Have Tomorrow
12. Actitud


Integrantes:
Sérgio Ogres – Vocal
Andre Pars – Guitarra
Fabiano Menon – Baixo
Edson Graseffi – Bateria

Sites Relacionados:

www.panzermetal.com.br
www.metalmedia.com.br/panzer