08 outubro, 2016

SINSAENUM: Echoes of The Tortured (CD, 2016)

Resenhado por Ygor Nogueira.

O petiz Sinsaenum veio à tona em meados de 2015, após cinco longos anos para ser posto no papel. Ou melhor, nos palcos!

O projeto cujo a ideia original partiu do multi-instrumentista Joey Jordison ganhou grande impacto ao redor de si mesmo, pois conta renomados membros de grandes bandas como os vocalistas Sean Zatorsky (Dååth, ex-Chimaira) e Attila Csihar (Mayhem) além de Frédéric Leclercq (Dragonforce) e Stéphane Buriez nas guitarras, do baixista Heimoth e o próprio Joey assumindo a bateria.

A repercussão ficara ainda maior com o lançamento do clipe de "Splendor and Agony", em performances aterrorizantes, em cenas cobertas de sangue e morte.

"Echoes of The Tortured" é envelopado num clímax apocalíptico, numa atmosfera altamente sombria e densa, onde o maior foco aqui é o Death Metal, que em vários momentos chega à casar com um pouco do Black Metal, e, justamente essa veemente cozinha pautada de uma sonoridade técnica tem a responsabilidade de datar peso e agressividade ao resultado final.

O álbum é composto, nada mais, nada menos do que 21 faixas, onde em algumas destas faixas, soam como introduções de ápices épicos e mórbidos para a entrada de guitarras carregadas de fúria e rancor. Riffs ríspidos e variados, mas envoltos de maneira bem simples, sempre cravados e precisos, o que torna o peso das guitarras ainda mais ácido e soturno.

Não podemos deixar de ressaltar a complexidade vocal aqui contida, pois lembrando que aqui temos dois vocalistas, e dueto aqui trabalhado é primoroso! É essa condição permite uma variação imensa e tenebrosa, abusando da variabilidade.

Outro fator brilhantino é que, somente no Sinsaenum, Joey põe em prática toda insanidade e talento na criação de baterias esmagadoras, violentas, cheias de Beats cravados e o uso técnico para preencher com peso e precisão cada milésimo de tempo. Sensacional! A melhor coisa que o mesmo fez foi se desligar da sua antiga banda.

Em "Echoes of The Tortured" não temos nada de tão inovador, mas temos um trabalho enriquecedor para o metal extremo, algo que apresentaríamos facilmente para quem não teve a oportunidade de conferir ainda. Uma audição violentamente agradável, que conta com destaques agressivos como as faixas "Splendor and Agony", "Inverted Cross", "Army of Chaos" (com Marcel Schirmer, do Destruction), "Condemned to Suffer", "Sacrifice", "The Forgotten One" e "Gods of Hell".

O Sinsaenum tem mesmo uma estrada promissora, e certamente é uma das bandas das quais gostaríamos de esperar por mais um disco, muito em breve!

Sinsaenum - Echoes of The Tortured (CD, 2016)
Shinigami Records - Nacional

Músicas:

01. Materialization
02. Splendor And Agony
03. Excommunicare
04. Inverted Cross
05. March
06. Army Of Chaos
07. Redemption
08. Dead Souls
09. Lullaby
10. Final Curse
11. Condemned To Suffer
12. Ritual
13. Sacrifice
14. Damnation
15. The Forgotten One
16. Torment
17. Anfang Des Albtraumes
18. Mist
19. Echoes Of The Tortured
20. Emptiness
21. Gods Of Hell
22. Oblivion (Bonus Track)
23. Death Is The Beginning (Bonus Track)


Sites Relacionados:
www.sinsaenum.com